Quantidade de Páginas visitadas

Gabaritando ENEM
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná disponibiliza conteúdos preparatórios para o ENEM.

Acesse:

http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1469
SISU e PROUNI
08/06/2015

Última oportunidade para quem realizou o ENEM de 2014 é a inscrição nas seleções para o Sistema de Seleção Unificada - SISU e para o Programa Universidade para Todos - PROUNI do segundo semestre de 2015.

O SISU oferece cerca de 55.571 vagas em instituições públicas de ensino superior em 25 estados no país.

As inscrições vão do dia 8 de junho até às 23h59 do dia 10 de junho deste ano.

Para participar, o candidato que realizou o ENEM de 2014 deve ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

O candidato pode escolher duas opções e alterá-las até encerrar o prazo. Caso não seja selecionado, ficará em lista de espera.

Informações: http://sisu.mec.gov.br/sisu

O PROUNI ofereceu em 2014 (ano em que completou dez anos) 306.726 bolsas de estudos em instituições de ensino superior da rede privada. Cerca de quase 70% dessas bolsas integrais.

As inscrições vão do dia 16 de junho até às 23h59 do dia 18 de junho deste ano.

Para participar, o candidato que realizou o ENEM de 2014 deve ter obtido nota acima de zero na prova de redação e pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento das provas objetivas.

O candidato deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; tenha feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino em exercício.

O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

Informações: http://prouniportal.mec.gov.br/

Boa sorte;)
ENEM 2015
14/05/2015

O Ministério da Educação - MEC divulgou hoje o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de 2015.

As inscrições poderão ser realizadas entre 25 de maio e 05 de junho.

As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro.

O valor da inscrição: R$ 63.

Para alunos concluintes do Ensino Médio (solicitar o CÓDIGO do INEP na Secretaria do CEEBJA), continuará a isenção.

Segundo o Ministro da Educação: Janine Ribeiro, as principais mudanças serão, além do reajuste da taxa de inscrição, a perda da isenção no ano seguinte - 2016 para quem faltou a prova - 2015 e a entrega dos cartões de inscrição (necessário levar no local e dia de prova) será virtual, portanto, o candidato mesmo terá de imprimi-lo.

O Edital com todas as informações sobre o Exame será publicado no dia 18.
ATENÇÃO


                                     Informamos que a secretaria deste CEEBJA está realizando Matrículas para alunos novos ou transferidos, bem como, Rematrículas, na qual o aluno irá retirar a carteirinha de 2015 e poderá montar seu cronograma de estudos desde já.



                                     Estaremos atendendo nesta semana no horário das 9h às 15 horas.



*Nesta quarta-feira dia 04/03, não haverá atendimento (Assembleia Geral da categoria).

*Atendimento limitado à distribuição de senhas.

*Intervalo de almoço das 12h às 13 horas.



A Direção e Equipe Administrativa

COMUNICADO
Em virtude da greve, haverá somente atendimento de matrícula, para alunos novos ou que já estavam matriculados neste CEEBJA.



A Direção
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
SISU
19/01/2014

Conquiste sua vaga em uma FEDERAL (universidade ou instituto federal)!!!



Oportunidade para quem fez o ENEM de 2014.



Fique atento às datas!









  • 19/01 a 22/01

    Período de inscrições



  • 26/01

    Resultado da chamada regular



  • 26/01 a 06/02

    Prazo para participar da Lista de Espera



  • 30/01 a 03/02

    Matrícula da chamada regular



  • 11/02

    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data



ENEM - INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS
CONFIRA ABAIXO AS DEMAIS INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PARA CERTIFICAR O ENEM 2014:

ENEM – DECLARAÇÃO DE PROFICIÊNCIA E CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

17/01/2015



ENEM – DECLARAÇÃO DE PROFICIÊNCIA E CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO



A Secretaria da Educação do Paraná publicou a Resolução n.º 152/2015, que lista os estabelecimentos de ensino da rede estadual credenciados para emitir a Certificação de Conclusão em Nível Médio ou a Declaração de Proficiência em Componentes Curriculares do Ensino Médio aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).



Para baixar o documento, clique no seguinte link: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/resolucoes/resolucao1522015gs.pdf



Para baixar o Requerimento de Certificação ou Proficiência, clique no seguinte link: http://www.ctaceebjapaulofreire.seed.pr.gov.br/modules/noticias/visit.php?fileid=26



Os participantes do ENEM 2014 que vão solicitar o documento devem atender os seguintes requisitos, além de haver indicado no ato da inscrição a Secretaria de Estado da Educação do Paraná como órgão certificador:



--> Ter idade mínima de 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM 2014.

--> Não ter concluído o Ensino Médio.

--> Ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das Áreas de Conhecimento do ENEM 2014.

--> Para a Área de Conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 450 pontos na Prova Objetiva e nota igual ou superior a 500 pontos na Redação.



Os documentos necessários (cópia e original) são os seguintes:

* RG (carteira de identidade)

* CPF (documento oficial que conste o número)

* Certidão de Nascimento ou Casamento

* Boletim do ENEM 2014







Abaixo, um demonstrativo das áreas de conhecimento sob as quais cada disciplina (componente curricular) incide no aproveitamento da nota do ENEM.


MATRÍCULAS ABERTAS!!!


CALENDÁRIO 2015 - REDE ESTADUAL DE ENSINO


RESOLUÇÃO Nº 5372/2014 - SEED 


INSTRUÇÃO Nº 008/2014 - SEED/SUED


 

CELEM - INGLÊS E ESPANHOL*

09/12/2014





ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE LÍNGUAS DO


CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (CELEM)


PARA O ANO LETIVO DE 2015





LEIA O INFORMATIVO E ACOMPANHE O CRONOGRAMA COMPLETO (VAGAS LIMITADAS): 



REQUERIMENTO DE MATRÍCULA:






TERMO DE COMPROMISSO:



*PARA O CURSO DE INGLÊS, A INSCRIÇÃO É PARA LISTA DE ESPERA.
PROEJA - Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Aluno cego da EJA faz exame online com tecnologia assistiva neste CEEBJA

24/11/2014



Aluno cego da EJA faz exame on-line com tecnologia assistiva


Os alunos cegos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão contar com uma ferramenta a mais para conseguirem a certificação dos estudos do ensino médio ou do fundamental. A Secretaria Estadual da Educação deu início a um projeto piloto que utiliza um programa de leitura de tela para permitir que os estudantes deficientes possam participar de exames online.



É o caso de Tiago da Silva, 19 anos, que nesta segunda-feira (24) se beneficiou dessa tecnologia para realizar as provas de Língua Portuguesa e Redação, LEM - Inglês, Química, Matemática e Biologia, no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba. “Uma professora me sugeriu que eu fizesse a prova on-line. Depois de pesquisar, eu resolvi fazer. Achei mais fácil e mais prático fazer a prova. Com o Braille demora um pouco mais. Mas não se pode largar o Braille porque é essencial, não aprendemos informática de primeira”, disse Tiago.



Ele fez exame para certificação do ensino médio. Tiago completou o ensino fundamental na educação regular e optou pela EJA para conciliar os estudos com uma de suas paixões: o futebol. Inclusive, Tiago é integrante da seleção brasileira sub-23 de futebol de cinco, modalidade para cegos ou deficientes visuais.



Em dezembro, o aluno prestará provas para as outras seis disciplinas. Ele pretende concluir o ensino médio e continuar a estudar. Sua meta é fazer uma faculdade na área de Informática ou Educação Física.



PARA TODO O PARANÁ - O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão.



“A aplicação de prova on-line com essa tecnologia acontece de forma pioneira no Brasil. De posse dos resultados, nós vamos verificar o que é possível melhorar para estender para todo o Paraná”, comentou Ricardo de Lima, técnico pedagógico na área da deficiência visual do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação.



Ricardo lembra que é possível a realização de testes pelo sistema Braille, e que a oferta desta nova ferramenta vai contribuir na avaliação dos alunos. “Não vamos minimizar o Braille, mas simplesmente dar condições às pessoas que ficaram cegas em idade um pouco mais avançada ou com dificuldade de tato terem uma oportunidade a mais”, concluiu.



EXAMES – A Secretaria da Educação oferta exames oferta on-line em 235 escolas estaduais para que estudantes possam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. No segundo semestre já foram ofertadas seis etapas das provas. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas se inscrevam nesse exame estadual.



A proposta do exame é ofertar aos paranaenses uma possibilidade a mais de conclusão dos estudos. “O exame on-line é uma forma de o candidato certificar o seu nível de ensino. Nós flexibilizamos esta oferta às pessoas que não podem estar na escola, cursando com regularidade a sua escolarização”, explicou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Dudeque.



SIMULTÂNEA - As provas acontecem de forma simultânea e os alunos realizam os testes nas próprias escolas onde fizeram a inscrição. O resultado sai no dia seguinte à realização dos exames ou na data indicada pelo aplicador. Há ainda a correção da prova de Redação, feita por professores de Língua Portuguesa. Nas demais disciplinas o próprio sistema informa se o aluno atingiu a média 6,0.



Junto com a realização destes exames oferta on-line, o candidato pode também utilizar, se por ventura as possuir, sua certificação parcial (proficiência) do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja) para pessoas com mais de 15 anos e que não terminaram o Ensino Fundamental ou a certificação parcial (proficiência) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os que têm mais de 18 anos e não finalizaram o ensino médio.









Tiago da Silva, 19 anos, que frequenta a EJA, participa do projeto piloto para uso dessa ferramenta que poderá ser estendida para todo o estado do Paraná. O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão.



Notícia reprozida (adaptada) do site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em 25/11/2014 (13h00):

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5673&tit=Aluno-cego-da-EJA-faz-exame-online-com-tecnologia-assistiva

Surd@, venha estudar no CEEBJA Paulo Freire
25/08/2014



Surd@, venha estudar no CEEBJA Paulo Freire!!!
























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito