Quantidade de Páginas visitadas

MATRÍCULAS ABERTAS!!!


CALENDÁRIO 2015 - REDE ESTADUAL DE ENSINO


RESOLUÇÃO Nº 5372/2014 - SEED 


INSTRUÇÃO Nº 008/2014 - SEED/SUED


 

CELEM - INGLÊS E ESPANHOL*

09/12/2014





ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE LÍNGUAS DO


CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (CELEM)


PARA O ANO LETIVO DE 2015





LEIA O INFORMATIVO E ACOMPANHE O CRONOGRAMA COMPLETO (VAGAS LIMITADAS): 



REQUERIMENTO DE MATRÍCULA:






TERMO DE COMPROMISSO:



*PARA O CURSO DE INGLÊS, A INSCRIÇÃO É PARA LISTA DE ESPERA.
PROEJA - Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Aluno cego da EJA faz exame online com tecnologia assistiva neste CEEBJA

24/11/2014



Aluno cego da EJA faz exame on-line com tecnologia assistiva


Os alunos cegos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão contar com uma ferramenta a mais para conseguirem a certificação dos estudos do ensino médio ou do fundamental. A Secretaria Estadual da Educação deu início a um projeto piloto que utiliza um programa de leitura de tela para permitir que os estudantes deficientes possam participar de exames online.



É o caso de Tiago da Silva, 19 anos, que nesta segunda-feira (24) se beneficiou dessa tecnologia para realizar as provas de Língua Portuguesa e Redação, LEM - Inglês, Química, Matemática e Biologia, no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba. “Uma professora me sugeriu que eu fizesse a prova on-line. Depois de pesquisar, eu resolvi fazer. Achei mais fácil e mais prático fazer a prova. Com o Braille demora um pouco mais. Mas não se pode largar o Braille porque é essencial, não aprendemos informática de primeira”, disse Tiago.



Ele fez exame para certificação do ensino médio. Tiago completou o ensino fundamental na educação regular e optou pela EJA para conciliar os estudos com uma de suas paixões: o futebol. Inclusive, Tiago é integrante da seleção brasileira sub-23 de futebol de cinco, modalidade para cegos ou deficientes visuais.



Em dezembro, o aluno prestará provas para as outras seis disciplinas. Ele pretende concluir o ensino médio e continuar a estudar. Sua meta é fazer uma faculdade na área de Informática ou Educação Física.



PARA TODO O PARANÁ - O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão.



“A aplicação de prova on-line com essa tecnologia acontece de forma pioneira no Brasil. De posse dos resultados, nós vamos verificar o que é possível melhorar para estender para todo o Paraná”, comentou Ricardo de Lima, técnico pedagógico na área da deficiência visual do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação.



Ricardo lembra que é possível a realização de testes pelo sistema Braille, e que a oferta desta nova ferramenta vai contribuir na avaliação dos alunos. “Não vamos minimizar o Braille, mas simplesmente dar condições às pessoas que ficaram cegas em idade um pouco mais avançada ou com dificuldade de tato terem uma oportunidade a mais”, concluiu.



EXAMES – A Secretaria da Educação oferta exames oferta on-line em 235 escolas estaduais para que estudantes possam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. No segundo semestre já foram ofertadas seis etapas das provas. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas se inscrevam nesse exame estadual.



A proposta do exame é ofertar aos paranaenses uma possibilidade a mais de conclusão dos estudos. “O exame on-line é uma forma de o candidato certificar o seu nível de ensino. Nós flexibilizamos esta oferta às pessoas que não podem estar na escola, cursando com regularidade a sua escolarização”, explicou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Dudeque.



SIMULTÂNEA - As provas acontecem de forma simultânea e os alunos realizam os testes nas próprias escolas onde fizeram a inscrição. O resultado sai no dia seguinte à realização dos exames ou na data indicada pelo aplicador. Há ainda a correção da prova de Redação, feita por professores de Língua Portuguesa. Nas demais disciplinas o próprio sistema informa se o aluno atingiu a média 6,0.



Junto com a realização destes exames oferta on-line, o candidato pode também utilizar, se por ventura as possuir, sua certificação parcial (proficiência) do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja) para pessoas com mais de 15 anos e que não terminaram o Ensino Fundamental ou a certificação parcial (proficiência) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os que têm mais de 18 anos e não finalizaram o ensino médio.









Tiago da Silva, 19 anos, que frequenta a EJA, participa do projeto piloto para uso dessa ferramenta que poderá ser estendida para todo o estado do Paraná. O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão.



Notícia reprozida (adaptada) do site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em 25/11/2014 (13h00):

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5673&tit=Aluno-cego-da-EJA-faz-exame-online-com-tecnologia-assistiva

Surd@, venha estudar no CEEBJA Paulo Freire
25/08/2014



Surd@, venha estudar no CEEBJA Paulo Freire!!!



Exames da EJA

30/07/2014



Alunos realizam provas da Educação de Jovens e Adultos


Cerca de 6 mil candidatos fazem provas online em 235 escolas estaduais, nesta quarta-feira (30) para obterem a certificação de conclusão do ensino fundamental. Essa é a primeira etapa da prova online da Educação para Jovens e Alunos (EJA) oferecida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) neste ano.



Até o final do ano serão realizadas mais seis etapas de provas online, nos dias 19 de agosto, 11 e 28 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 2 de dezembro. As provas acontecem de forma simultânea e os alunos realizam os testes nas próprias escolas onde fizeram a inscrição. O resultado sai logo no final do exame, exceto nas provas de redação. Neste caso, professores fazem a correção. Nas demais disciplinas o próprio sistema informa se o aluno atingiu a média 60.



“Todo o processo está acontecendo no Estado inteiro simultaneamente. Os exames online são práticos, as pessoas fazem as provas nos próprios computadores das escolas e já têm o resultado em seguida, isso é um incentivo a mais para concluírem os estudos”, afirmou Márcia Dudeque, coordenadora da EJA no Paraná.



Nesta quarta-feira os candidatos fizeram as provas de português, redação e inglês, pela manhã. À tarde foram as disciplinas de matemática, ciências, geografia e história. Pela noite os exames são de educação física e arte. Cleverson José da Costa, de 33 anos, aproveitou os exames online para concluir o ensino fundamental e seguir os estudos.



“É uma boa possibilidade para terminarmos os estudos, quero concluir o ensino fundamental e depois o ensino médio, para eu ter uma boa formação. Estudo em casa e venho fazer as provas. É uma facilidade, a gente consegue estudar em casa pela internet e vir aqui na escola fazer a prova online. Vim bem preparado”, disse Cleverson, que fez a prova online no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Paulo Freire, em Curitiba.



Para a diretora auxiliar do Ceebja Paulo Freire, Virgínia Oliveira, os exames online são vantajosos para os alunos que não conseguem frequentar as aulas nas escolas. “A prioridade é para as pessoas que não têm como fazer as aulas presenciais, porque trabalham numa escala de horário diferente ou viajam muito. Com esses exames ele consegue se certificar e continuar os estudos”, definiu.



CRONOGRAMA - A inscrição para os exames é gratuita, o interessado deve se dirigir até a escola com documentos de identificação para realizar a inscrição, o pré-requisito é ter 15 anos ou mais para o ensino fundamental e 18 anos ou mais para o ensino médio. Não pode estar matriculado em escola de EJA fazendo a mesma disciplina que pretende fazer inscrição.




Notícia reproduzida do site da Secretaria da Educação (adaptada):

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5493&tit=Alunos-realizam-provas-da-Educacao-de-Jovens-e-Adultos

Gabaritando ENEM 2014

29/07/2014




Gabaritando Enem 2014 começa neste sábado (02)


Os aulões preparatórios do programa Gabaritando Enem voltam à programação da TV éParaná neste sábado (02), das 14h às 16h, e em todos os sábados seguintes durante três meses. O material é inédito e produzido com professores da rede estadual de educação. Através do site rtve.pr.gov.br os telespectadores podem consultar em qual canal a éParaná é transmitida em sua cidade, ou acompanhar a programação ao vivo pela internet.



O conteúdo também será reprisado nas terças, quartas e sextas-feiras, às 17h30, além de ficar disponível para ser baixado ou assistido no portal Dia a Dia Educação, pelo endereço www.diaadia.pr.gov.br, nos ambientes de Alunos e Educadores.



O Gabaritando Enem foi lançado no ano passado pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, com o objetivo de oferecer aulas preparatórias gratuitas pela televisão e internet para os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final do ano.



Confira a programação:



02/08 | Matemática e Física

09/08 | Química e Biologia

16/08 | Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna

23/08 | Redação e Língua Estrangeira Moderna – Espanhol

30/08 | Arte Geral, Arte (Artes Visuais e Teatro), Arte (Dança e Música) e Educação Física



06/09 | História e Geografia

13/09 | Sociologia e Filosofia

20/09 | Matemática, Física, Química e Biologia

27/09 | Língua Portuguesa e Redação



04/10 | História, Geografia, Sociologia e Filosofia

11/10 | Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Estrangeira Moderna – Espanhol, Arte (Artes Visuais e Teatro) e Arte (Dança e Música)

18 /10 | Educação Física, Química, Física e Biologia

25 /10 | História, Geografia, Sociologia e Filosofia

01 /11 | Matemática, Língua Portuguesa e Redação



Todo o material do Gabaritando Enem de 2013 continua online e pode ser utilizado pelos estudantes como um apoio em seus estudos. São aulas, simulados, questões comentadas e dicas, também disponíveis no portal Dia a Dia Educação: www.alunos.diaadia.pr.gov.br



ENEM – As provas do Enem serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma, e uma redação.



Os resultados do Enem são utilizados por programas do Ministério da Educação, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso no ensino superior público; o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que seleciona estudantes para cursos técnicos; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), de bolsas para universidades privadas; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Além disso, participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica podem solicitar certificação no ensino médio caso atinjam a média necessária.



Notícia reproduzida do site da Secretaria da Educação:

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5492&tit=Gabaritando-Enem-2014-comeca-neste-sabado-02
AVISO


AVISO



NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO DA SECRETARIA


NOS DIAS 28 E 29 DE JULHO


(FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS).






A Direção.

Exame de Equivalência
Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas em todo o Paraná

09/07/2014



Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas em todo o Paraná


A Secretaria de Estado da Educação está com matrículas abertas para jovens e adultos que querem voltar a estudar. Os interessados devem procurar as escolas estaduais que oferecem cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto.



As matrículas são feitas em quatro períodos do ano. Os períodos servem principalmente para os alunos novos, pois os que já cursam a EJA têm a vaga garantida. “Já foram realizadas duas etapas de matriculas neste ano. Este é o terceiro período e pedimos a colaboração de toda a sociedade para a divulgação e chamamento dessas pessoas que precisam concluir a educação básica”, disse a coordenadora da EJA no Paraná, Márcia Dudeque.



A oferta dos cursos de EJA acontece no ensino fundamental, para pessoas com no mínimo 15 anos e no ensino médio, para quem tem 18 anos ou mais. Embora exista idade mínima para matrícula, não há limite para o atendimento. Ou seja, atende também idosos interessados em concluir os estudos.



Fonte:

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5479&tit=Educacao-de-Jovens-e-Adultos-esta-com-inscricoes-abertas-em-todo-o-Parana
ENEM 2014





12/05/2014


Inscrições para o ENEM 2014 começam nesta segunda-feira (12)


Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de maio e participar das provas que serão aplicadas em novembro. A nota do exame é usada como critério para entrada em vários programas e também nas universidades e na educação profissional na rede federal. No Paraná, quase 100 mil alunos estão cursando o último ano do ensino médio e estão aptos a se inscreverem.



GABARITANDO - Para ajudar os alunos que irão prestar o exame em novembro, as secretarias da Educação e da Comunicação Social repetem este ano a parceria que deu origem ao programa Gabaritando Enem. São videoaulas preparatórias sobre todas as disciplinas das provas, além de informações sobre como escrever uma boa redação.



Nesta semana serão exibidas na TV éParaná chamadas de um minuto com informações dos técnicos do Departamento de Educação Básica sobre o Enem, e a partir de agosto serão lançadas as aulas, que contam com professores da rede estadual do Paraná. Elas estreiam todo sábado, com reprises ao longo da semana na éParaná, na internet pela TV Paulo Freire, e também ficam disponíveis no Youtube do Governo do Paraná e no Portal Dia a Dia Educação.



O secretario da Educação, Paulo Schmidt, é um grande apoiador da iniciativa. “Este acervo serve não apenas para o Enem, mas como um suporte para todos alunos e também para os professores aproveitarem”, afirma.



Todas as aulas produzidas no ano passado estão disponíveis para download no Dia a Dia Educação, bem como material de apoio, incluindo simulados e questões comentadas.



“Quando o estudante tiver uma dúvida sobre a matéria, ele pode aproveitar este conteúdo a qualquer momento. Ele pode inclusive baixar estes vídeos para assistir no seu computador ou celular”, diz Schmidt.



GEEKIE – A Secretaria da Educação também está fechando os últimos detalhes de uma parceria com a Geekie, empresa que oferece um ambiente virtual onde os alunos podem avaliar seus conhecimentos e seguir um diagnóstico para melhorar seu desempenho nos estudos.



Inscrições no Enem: sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/



Notícia reproduzida do site da Secretaria da Educação em 12/05/2014:

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5335&tit=Inscricoes-para-o-ENEM-2014-comecam-nesta-segunda-feira-12

ENEM 2013

09/01/2014


ENEM – PROFICIÊNCIA E CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO


A Secretaria da Educação do Paraná publicou a Resolução n.º 16/2014, que lista os estabelecimentos de ensino da rede estadual credenciados para emitir a Certificação de Conclusão em Nível Médio ou a Declaração de Proficiência em Componentes Curriculares do Ensino Médio aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).



Para baixar o documento, clique no seguinte link: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/resolucoes/resolucao0162014.PDF





Os participantes do ENEM 2013 que vão solicitar a certificação de conclusão ou a declaração de proficiência devem atender os seguintes requisitos:



--> Ter idade mínima de 18 anos completos até data de realização da primeira prova do ENEM 2013.

--> Não ter concluído o Ensino Médio.

--> Ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das Áreas de Conhecimento do ENEM 2013.

--> Para a Área de Conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 450 pontos na Prova Objetiva e nota igual ou superior a 500 pontos na Redação.



Este CEEBJA está credenciado para o ENEM 2013. Paratanto, o participante deverá trazer os seguintes documentos:

* Boletim do ENEM 2013

* CPF

* RG

* Certidão de Nascimento ou Casamento



Notícia reproduzida (com adaptações) do site da secretaria da educação do Paraná (consulta em 10/01/2014, às 13 horas):

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5083&tit=ENEM--CERTIFICACAO-DE-CONCLUSAO-DO-ENSINO-MEDIO
SISU
Conquiste sua vaga em uma FEDERAL (universidade ou instituto federal)!!!



Oportunidade para quem fez o ENEM de 2013.



Fique atento às datas!






CALENDÁRIO - 2014

    Já está disponível o cronograma de palestras para 2014, que é necessário para todas e todos os alunos do CEEBJA, pois deverão fazer a rematrícula e pegar a carteirinha de 2014 na secretaria, de onde são encaminhados para as palestras com a Equipe Pedagógica deste Estabelecimento de Ensino.


    Fiquem atentos às datas das palestras abaixo, porque quando se iniciam as aulas, geralmente, a demanda por atendimento aumenta consideravelmente e, consequentemente, o tempo de espera pelo atendimento, também.


    Ainda, interessados pelos cursos de espanhol e técnico em segurança do trabalho deverão procurar a secretaria o quanto antes para fazer a matrícula e garantir sua vaga. Lembramos que a secretaria funcionará em janeiro cujo horário de atendimento será divulgado em breve.





Clique aqui para ver o Calendário Letivo para 2014 ao qual todas as escolas estaduais de Curitiba deverão obedecer.


Clique aqui para ver a Instrução 008/2013 SEED/SUED.





Confira abaixo o Cronograma de Início de Ano do CEEBJA Paulo Freire:


*Necessário atendimento prévio na secretaria.


HORÁRIO DAS PALESTRAS PARA 2014


22 e 29 de Janeiro: às 9h30min.


04 e 06 de Fevereiro: às 9 e às 14 horas.


A partir de 11/02: Palestras às terças e quintas-feiras, às 9 e 19 horas.





CELEM


INÍCIO: 11 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA), DAS 19 ÀS 22 HORAS.





PROEJA


INÍCIO: 10 DE FEVEREIRO, DAS 18H10 ÀS 22 HORAS E 20 MINUTOS.

























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito